Livros

IH! PREGARAM UMA PEÇA NO SACI

Pisar o chão camponês tendo como guia o Saci é muito divertido. Esse menino moleque cheio de espertezas e presente um cadinho dentro de nós “vive na pele” o quão cheio de trabalho invisível é o cotidiano de sua mãe, retrato da vida de muitas mulheres do campo e da cidade. Mas esse caminho se torna belo com a alegria do Saci e a simplicidade, sofisticação e autenticidade de uma história que nos convida à continuidade e à criação de novos valores. Nesses tempos de tanta negação das gentes, criar e recriar se torna revolucionário.


No pulo do Saci

Primeiro livro da autora Mariana Lima, Ih! Pregaram uma peça no Saci foi produzido a partir de seu acúmulo prático e teórico, enquanto militante, feminista e educanda, no contexto de ações do Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP) de Educação do Campo, do Programa de Pós Graduação em Direitos Sociais do Campo/Residência Agrária (PPGDSC) – Universidade de Brasília.

Para escrever essa história, a autora seguiu os pulos do Saci: pisou e vivenciou o chão e a cultura camponesa, em assentamentos e comunidades tradicionais do estado de Goiás. Entre tempos universidade e tempos comunidades, Mariana Lima aceitou o desafio e se dispôs a estabelecer um diálogo entre duas temáticas extremamente complexas: a questão de gênero e a educação infantil.

Ih! Pregaram uma peça no Saci propõe, assim, uma caminhada lúdica em solo camponês para desnaturalizar, no universo infantil, o preconceito de gênero e a invisibilidade construída sobre a mulher na organização social, política, econômica e cultural. Através da ludicidade, o livro sensibiliza a constituição dos novos valores, em um enredo contínuo, protagonizado pelas crianças.


Licença Livre

Antes de virar livro, Ih! Pregaram uma peça no Saci nasceu como um zine – publicação independente e artesanal, difundida entre movimentos autônomos e de comunicação livre. Esse formato se reinventou enquanto livro e brinquedo pedagógico, mantendo a mesma estética criada com colagens e ilustrações do consagrado cartunista Ziraldo e da designer brasiliense Nara Oliveira. Todo o livro tem licença creative commons, ou seja, é de livre reprodução.

_MG_0691